A Tristeza Segundo Deus

quarta-feira, 3 de abril de 2013

.
Vamos falar um pouco sobre Tristeza... Uma coisa que nem todos sabem, é que tristeza nem sempre é algum ruim. Existe uma tristeza que é pecaminosa e que é uma doença espiritual. Mas existe também uma tristeza boa. Embora isso pareça estranho a principio, existe uma tristeza segundo Deus.

Vejamos o que diz São Paulo em sua segunda carta aos Coríntios. (II Coríntios 7:8-10)

8. Se lhes causei tristeza com a minha carta, não me arrependo. E se a princípio me arrependi - pois vejo que essa carta entristeceu vocês, embora por pouco tempo -

9. agora me alegro, não por haver entristecido vocês, mas porque a tristeza fez que vocês se arrependessem. vocês se entristeceram segundo Deus, e assim não sofreram nenhum dano da nossa parte. 

10. De fato, a tristeza que vem de Deus produz arrependimento que leva para a salvação e que não volta atrás; a tristeza segundo este mundo produz a morte.

Aqui aprendemos que existem dois tipos de tristezas. Uma é a tristeza segundo Deus. Que é a tristeza pelo rompimento da amizade com Deus, a tristeza pelo pecado. A outra é a tristeza pecaminosa. Que pode ser considerada uma doença espiritual.

A tristeza segundo Deus, a tristeza boa, nós leva para mais perto de Deus. Pois é uma tristeza por perder Deus. Nos causa arrependimento, e arrependimento gera conversão.

Mais um exemplo de que existe tristeza boa, esta na vida dos santos da Igreja. Quantos santos e santas de Deus já não se encheram de tristeza ao se deparar com o pecado. Um grande exemplo disso é São Padre Pio! Que chorava apenas em pensar na existência do pecado. 

Se a tristeza boa nos leva a Deus, a tristeza segundo o mundo nos leva a Morte. E aqui precisamos falar um pouco sobre Idolatria. Idolatria é colocar algo no lugar de Deus. A partir do momento que colocamos algum no lugar de Deus, passamos a ter um novo Deus. Um Deus falso. Nos tornamos idolatras. 

Se a tristeza boa serve para chorar a perda de Deus. A tristeza mundana serve para chorar a perda de nossos falsos deuses. Quando colocamos algum no lugar de Deus, e perdemos aquilo, somos tomados por uma tristeza. E essa tristeza nos leva a morte. 

Muitas vezes colocamos pessoas, coisas, no lugar de Deus. E quando deixamos de ter essas pessoas e essas coisas, ou quando algum lhes acontece, somos tomados pela tristeza do mundo; como nos diz São Paulo: A tristeza que leva a morte.

Antes de concluir, precisamos esclarecer que nem toda tristeza apos um pecado é verdadeiramente uma tristeza segundo Deus. Muitas das vezes pode ser por orgulho ferido. Muitas vezes as pessoas chorão um pecado, principalmente em confissão, mas muitas vezes aquela pessoa não esta chorando por Deus. Por ter ferido a Deus com aquele pecado; e sim por ter tido a sua imagem suja por aquele pecado... Ou seja, esta chorando por ela, e não por Deus. Esta chorando olhando para imagem dela ferida pelo pecado. Nem todo choro e tristeza apos um pecado representa um verdadeiro arrependimento.

A tristeza segundo Deus gera em nos um verdadeiro arrependimento. Nos levando até mesmo a chorar pelos erros dos outros (como os santos faziam). Porque você esta chorando por Deus, pelos pecados estarem maltratando a Deus. E não chorando por si... Pelos pecados que cairão sobre você. É importante saber diferenciar. Pois esse tipo de pessoa que chora por si, não se importam com outras pessoas que podem estar pecando. Elas se importam somente com os seus pecados; pois eles tiram do primeiro lugar a imagem santa que se foi criada e colocada no lugar de Deus.




Share this article :

0 comentários:

Comente Abaixo!

 
Copyright © 2013 Mistagogia Catolica - Todos os Direitos Reservados